sábado, 6 de julho de 2013

Semana 2 - Vídeo-aula 7: Crianças e jovens com necessidades especiais na escola – dialética da inclusão / exclusão.

A professora Kátia Amorim traz as diferentes perspectivas sobre a a entrada da criança com necessidades especiais na escola: Da família, professora, coordenação da escola e da própria criança. (Sim, eles tem muito a dizer! =D)


Carla, representante da família, revela que  falta a escola ver as capacidades da criança e não só as limitações. A professora traz a falta de estrutura e atenta para a importância de conhecer os contextos em que os alunos estão inseridos. A coordenação afirma que é importante ouvir os diferentes envolvidos, acompanhar os desafios, dando apoio ao professor e fazendo parcerias com saúde, família e professor.

Assim como a imagem acima, algumas famílias podem ver a inclusão de forma muito diferente da perspectiva trazida pelas entrevistadas, que foram complementares!

A professora Kátia aponta que muitos quando vêem alguém com alguma deficiência e não conseguem enxergar outra coisa. A deficiência que é uma parte da vida da pessoa, passa a ser o TODO. 

Essa pessoa passa a ser vista como inteiramente deficiente! Como pode ser visto na imagem abaixo:



Muitas vezes o que as pessoas com deficiência desejam é ser tratadas com igualdade, pois há o respeito EXCLUDENTE, em que se espera ela entrar, se senta só, não se dá voz à pessoa, não pergunta o que ela quer, como se ela não pudesse fazer escolhas!

Muitas inclusões são feitas de forma excludente!

É preciso focar o olhar na relação professor aluno. Interagir com o aluno, dar vez e voz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário