sábado, 4 de maio de 2013

Semana 3 - Vídeo-aula 9: Sujeito de direitos



O professor Guilherme de Almeida traz como tema a constituição do sujeito de direito, que é um objetivo central na educação em direitos humanos.

Ao tratar do tema retoma o Estatuto da criança e do adolescente (ECA).

E ao falar de violência na infância me lembro de um documentário que mostra bem as diferentes infâncias que os pequenos vivenciam, o filme Crianças Invisíveis.

Cena do documentário - Crianças Invisíveis

O que está para além da violência e que é contrário a ela, é o uso da palavra.” (Paul Ricoeur)

O professor Guilherme traz uma importante discussão sobre a importância do diálogo. Na graduação temos muitas aulas de didática e metodologia, mas não nos ensinam a como falar com as crianças! O diálogo, que é, ou deveria ser, o nosso instrumento de trabalho muitas vezes dá lugar às ordens e a falta de respeito às crianças. Conheci um autor, Haim Ginott, que estuda sobre o assunto e de forma bem simples traz exemplos e apresenta como metodologia a linguagem descritiva, que orienta a falar sem fazer julgamento das pessoas. Adele Faber e Elaine Mazlish deram continuidade aos estudos de Ginott e tem alguns livros sobre o assunto também.

Uma das concepções destes autores é que os sentimentos são todos permitidos, mas as ações não! Ao aceitar o que a pessoa sente, a defesa baixa a guarda e então consegue-se ter um diálogo melhor.

Alguns livros sobre o assunto que muito me ajudaram a rever minha prática! 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário