sábado, 4 de maio de 2013

Semana 3 - Vídeo-aula 10: EDH no Brasil

Nazaré Zenaide traz um histórico sobre a Educação em Direitos Humanos no Brasil, retomando alguns pontos históricos que influenciaram esse processo, como por exemplo a Ditadura Militar de 1964.

Com tantas restrição das liberdades, como falar em educação em direitos humanos? As dificuldades deram forças para as pessoas se mobilizarem e lutar contra a ditadura. Hoje já não vivenciamos as torturas e as repressões nas mesmas dimensões que antes, mas ainda falta muito para sermos uma sociedade democrática de verdade.


A função da escola na educação em direito humanos é INDIGNAR as crianças, ensinando desde pequenos que não devem aceitar as violências como se fosse algo natural.
Eu como professora de educação infantil costumo questionar as crianças (3 a 6 anos) que fazem parte da turma que trabalho. Toda vez que me solicitam, em busca de uma solução para o seu problema, pergunto o que fez para resolver... É frequente vieram me contar que alguém bateu, machucou ou tomou algo e então pergunto: E o que foi que você fez com relação a isso?
Só a pergunta já traz um estranhamento às crianças que estão acostumadas a terem alguém para resolver tudo para elas. Afinal, o que poderiam fazer?
Dizer o que sente, que não gostou, fazê-lo tentar reparar o erro é educar em Direitos Humanos!
Questões como essas ensinam as crianças a se indignarem com as violências!
Ensinam que precisam ser autônomas, não podem esperar que alguém faça algo!
Não é isso que desejamos aos pequenos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário