terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Semana 2 Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar


O incentivo à participação dos alunos, fazendo-os protagonistas na busca pelo conhecimento, é um meio de colaborar para a construção de valores desejáveis, pois como querer que um sujeito seja um cidadão sem dar a sua opinião e buscar os seus direitos?

Segundo o professor Ulisses de Araújo “A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma”.

Uma boa metodologia para dar aos alunos protagonismo é a aprendizagem baseada em problemas, pois é uma metodologia ativa de aprendizagem, trazendo a ação do sujeito ao processo de aprendizagem.

Vejamos a tirinha abaixo:


Calvin mostra o que sabe, apesar de não responder a pergunta que a professora lhe fez... Na aprendizagem baseada em problemas, o aluno vai problematizar algo que o incomode e buscar respostas para isso. Quer algo mais significativo que isso?! Como não se interessar por um problema que você mesmo pode escolher?

Esta metodologia traz maior consciência de ética e cidadania, pois o aluno passa a ser um sujeito ativo! Para isso é preciso falar o que pensa e defender sua ideia.

Outros espaços em que o protagonismo do aluno aparece:

*Assembleia escolar
*Grêmios
*Estratégias de resolução e de mediação de conflitos
*Aproximação entre família, escola e comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário