domingo, 9 de junho de 2013

Semana 1 - Vídeo-aula 2: A ação educativa ao longo da trajetória escolar


A vídeo aula apresenta o significado da ação educativa ao longo da trajetória escolar. Inicia com a seguinte questão de pesquisa: O que acontece para além do ensino?

De acordo com Silvia Colello, "a ação educativa tem que ser feita em estreita sintonia com a trajetória escolar".
 

A professora apresenta o que está em jogo e qual é o papel do professor em cada fase de sua trajetória escolar. 

A escola na educação infantil é um novo mundo, de descobertas e relações, sendo um espaço de adaptação, ampliação de referencias, saberes e linguagens. 

O início do ensino fundamental é espaço do aprender, da sala de aula, do aluno sentado e do professor ensinando. É o início do auto conceito, motivação para aprender, adaptação ao ritmo da escola, novos critérios de convivência social. 

Logo após vai demonstrando a sintonia com alguns espaços e a ausência em outros! É uma melhoria das questões acadêmicas, aprender a aprender, organização, autonomia, disponibilidade para lidar com dificuldades.

Em sua continuidade demonstra uma tensão entre vida escolar e vida social. As escolhas que devem ser feitas e junto com isso todas as cobranças. Nessa fase é preciso lidar com crises, conflitos, projetos de vida, cobranças de desempenho, opção profissional, autonomia, redefinição da identidade e de valores. É a adolescência e toda a sua complexidade!

Em cada uma das fases estão os professores. Seu papel vai desde investimento afetivos, funcional, cognitivo e de ajustamento pessoal, apoio, fortalecimento do vínculo com o saber, estimulação dos valores que regem a convivência social... Ao fortalecimento de relação aluno-escola (pelas dimensões afetivas, metodológica, funcional, cognitiva e social) orientação, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social.

Caminhante, são teus rastos
o caminho, e nada mais;
caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.
Ao andar faz-se o caminho,
e ao olhar-se para trás
vê-se a senda que jamais
se há-de voltar a pisar.
Caminhante, não há caminho,
somente sulcos no mar.


São muitos caminhos a serem percorridos e o papel do professor influenciará em cada um deles... Para o bem e para o mal, querendo ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário