terça-feira, 30 de outubro de 2012

Semana 4 Vídeo-aula 15:Dimensões constitutivas do sujeito psicológico


Ulisses de Araújo traz que há quatro dimensões do sujeito psicológico: Biológico, cognitivo, afetivo, sócio-cultural, e que tentar analisar o ser humano sob uma dessas perspectivas somente leva ao reducionismo, pois as pessoas, complexas como são, precisam de uma rede de relações para serem compreendidas.
Esse conceito de ser humano traz uma importante reflexão para quem acredita que o problema das crianças seja, por exemplo, “a família desestruturada”. Saber que um fator é importante, mas não determinante na vida de uma pessoa leva a acreditar na possibilidade de mudança, e só isso já pode mudar muita coisa.


"Trago esta discussão porque sinto que falta a muitos educadores uma visão mais completa do que é o ser humano. Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência infantil é algo inerente à função social atribuída à escola, mas não podemos perder a noção de totalidade, de que cada criança ali presente é muito mais do que um aparelho cognitivo. Ela é um ser que sente emoções, que tem fome, que vive imersa em relações com um universo objetivo e subjetivo, e que possui uma capacidade intelectual que lhe permite organizar e interpretar essas relações com o mundo interno e externo" (O Déficit Cognitivo e a Realidade Brasileira, de Ulisses Ferreira de Araújo - grifo meu)


Indicação de leitura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário