sábado, 6 de julho de 2013

Semana 3 - Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno.

Nesta vídeo aula o professor Gabriel Perissé traz apontamentos sobre a relação professor aluno.
Este é um tema muito discutido e é retratado em diversos filmes...

Como por exemplo:

* O triunfo (2006) - Aqui um Trecho do filme.


* O Milagre de Anne Sulivan



* A sociedade dos poetas mortos

 Mas o que mais me emocionou foi o filme "Como estrelas na terra"


Abaixo o filme... 



Semana 3 - Vídeo-aula 9: Modelos de Ensino: Das concepções docentes às práticas pedagógicas.

A professora Silvia Colello apresenta as concepções de mundo, homem e educação que revelam os modelos de ensino escolhidos pelos professores.



Toda prática é a ação concreta, mas por trás de cada ato há as intenções. Ela não se esgota em si mesma e o professor, mesmo quando não reflete sobre o seu trabalho está fazendo opções. Toda prática tem uma compreensão de mundo, de desenvolvimento, de aluno...


A professora aponta que a prática se compromete com alguns valores! Portanto, cabe ao professor refletir que tipo de prática tem se utilizado e quais as suas reais intenções com os alunos.

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!
Paulo Freire

Semana 2 - Vídeo-aula 8: Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial.

Nesta vídeo aula fica claro como falar em inclusão é um tema delicado. Este tem sido um processo longo de reivindicações antigas, de décadas e séculos atrás!

Kátia Amorim afirma que é importante conhecer esse histórico, pois ele ajuda a identificar os elementos do passado materializado em nosso presente e nossas práticas.

Imagem retirada do site.

Após o histórico apresentado, a professora Kátia Amorim fala sobre os diversos movimentos sociais pelo direito de todos à educação e as portarias, leis, resoluções e decretos conquistados. Entretanto, infelizmente isso não garante que sejam cumpridos! Como disse William Shakespeare:

APENAS PENSAR OU DESEJAR NUNCA LEVOU NINGUÉM A LUGAR 
NENHUM. É NECESSÁRIO TAMBÉM A AÇÃO. 

Semana 2 - Vídeo-aula 7: Crianças e jovens com necessidades especiais na escola – dialética da inclusão / exclusão.

A professora Kátia Amorim traz as diferentes perspectivas sobre a a entrada da criança com necessidades especiais na escola: Da família, professora, coordenação da escola e da própria criança. (Sim, eles tem muito a dizer! =D)


Carla, representante da família, revela que  falta a escola ver as capacidades da criança e não só as limitações. A professora traz a falta de estrutura e atenta para a importância de conhecer os contextos em que os alunos estão inseridos. A coordenação afirma que é importante ouvir os diferentes envolvidos, acompanhar os desafios, dando apoio ao professor e fazendo parcerias com saúde, família e professor.

Assim como a imagem acima, algumas famílias podem ver a inclusão de forma muito diferente da perspectiva trazida pelas entrevistadas, que foram complementares!

A professora Kátia aponta que muitos quando vêem alguém com alguma deficiência e não conseguem enxergar outra coisa. A deficiência que é uma parte da vida da pessoa, passa a ser o TODO. 

Essa pessoa passa a ser vista como inteiramente deficiente! Como pode ser visto na imagem abaixo:



Muitas vezes o que as pessoas com deficiência desejam é ser tratadas com igualdade, pois há o respeito EXCLUDENTE, em que se espera ela entrar, se senta só, não se dá voz à pessoa, não pergunta o que ela quer, como se ela não pudesse fazer escolhas!

Muitas inclusões são feitas de forma excludente!

É preciso focar o olhar na relação professor aluno. Interagir com o aluno, dar vez e voz!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Semana 2 - Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural na sala de aula

Novamente a professora Rosa Iavelberg traz a arte como fonte de inspiração para outras temáticas, revelando que este é um tema que não se esgota!

A temática apresentada nesta vídeo aula é sobre a diversidade cultural, vista aqui como o direito dos povos em manifestar sua própria arte e preservação da sua cultura.

Todas as culturas possuem suas formas de expressão, e é possível ensinar sobre a diversidade das culturas para promover o RESPEITO entre os povos!

Abaixo um texto que fala sobre a temática, trazendo a proposta de Ana Mae Barbosa.


Estudar tipos, elementos e objetos refletem os diferentes contextos históricos e sociais!

NÃO SE TRATA DE COPIAR A POÉTICA, MAS SE INSPIRAR!!

O pessoal que faz o "Olha fui eu que fiz!" do Garatujas Fantásticas traz inspirações artísticas muito legais e que focam o processo de criação na diversão!

Vale a pena conhecer!!!

Outras inspirações em Artes, também do Garatujas!!! =D

Algumas fotos para mostrar que vale a pena conhecer o site!

     Arte com botões!

                                                                          Com comida
E com macarrão!

Semana 2 - Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural

Rosa Iavelberg traz para a vídeo aula a questão a arte como um objeto acessível e da importância de aproximar os alunos dos agentes culturais e artistas.

A arte, segundo a professora, pode ser utilizada em diversas disciplinas. Ao estudá-la percebemos as marcas de nossa cultura e ao experimentarmos possibilita (re)conhecer outras formas de cultura. Ao estudá-la, começa a fazer parte da própria vida. E após conhecê-la promove a auto-estima, pois possibilita a expressão de outras maneiras, através do fazer artístico. Se reconhecendo e reconhecendo o outro. 

Com essa poética, é possível trazer temas relevantes para discussão... Meio ambiente, saúde, trabalho e consumo.

A professora aponta que é preciso tomar cuidado para não transformar a arte em um meio de falar sobre outra coisa. A essência da obra deve ser preservada!

Me recordo do documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz, em que o artista consegue durante o processo criativo dá outro sentido à vida de algumas pessoas que fazem parte de seu projeto, transformando o lixo (e a vida) em arte!


Arte tem um poder transformador!

Rosa Iavelberg traz ainda que é preciso selecionar arte de qualidade aos estudantes e que para isso o professor deve investir em sua formação. Frequentar exposições, experimentar práticas artísticas e conhecer técnicas que se oferece aos alunos é fundamental... Afinal, ninguém dá aquilo que não tem! E como pode o professor despertar interesse em outro o que não lhe interessa?!

Semana 1 - Vídeo-aula 4: Ética e Saúde a escola

A vídeo aula da professora Lúcia Tinós traz a preocupação com o olhar docente sobre o aluno com necessidades especiais.

A professora traz alguns dados históricos que revelam as intenções de algumas terminologias utilizadas, afirmando que é importante que se conheça o contexto em que foram criadas.

Outro ponto relevante da aula é a reflexão que a professora faz ao afirmar que a definição e o diagnóstico são importantes para o professor quando contribuem com as questões pedagógicas.

Refletindo sobre a questão da singularidade apontada pela professora Lúcia, busquei no dicionário  Priberam o significado da palavra:

singular 
adj. 2 g.
1. Individual; único; isolado.
2. Que vale só por si.
3. Significativo.
4. Terminante.
5. Distinto; notável; extraordinário.
6. Particular; especial.
7. Excêntrico; esquisito.
8. Não vulgar, raro.
9. Excelente.
s. m.
10. [Gramática]  Valor da categoria número que indica a quantidade um. = NÚMERO SINGULAR

singulares
s. m. pl.
11. [Desporto]  Tipo de competição entre dois jogadores ou competidores, por oposição a pares (ex.: partida de singulares senhoras).

Ao procurar algo que representasse essa singularidade lembrei de um documentário  que ilustra bem essa questão!


Olhe pra mim de novo traz as singulares de alguém que vive o preconceito cotidianamente.

Para ler sobre o filme clique aqui!