sábado, 4 de maio de 2013

Semana 3 - Vídeo-aula 9: Sujeito de direitos



O professor Guilherme de Almeida traz como tema a constituição do sujeito de direito, que é um objetivo central na educação em direitos humanos.

Ao tratar do tema retoma o Estatuto da criança e do adolescente (ECA).

E ao falar de violência na infância me lembro de um documentário que mostra bem as diferentes infâncias que os pequenos vivenciam, o filme Crianças Invisíveis.

Cena do documentário - Crianças Invisíveis

O que está para além da violência e que é contrário a ela, é o uso da palavra.” (Paul Ricoeur)

O professor Guilherme traz uma importante discussão sobre a importância do diálogo. Na graduação temos muitas aulas de didática e metodologia, mas não nos ensinam a como falar com as crianças! O diálogo, que é, ou deveria ser, o nosso instrumento de trabalho muitas vezes dá lugar às ordens e a falta de respeito às crianças. Conheci um autor, Haim Ginott, que estuda sobre o assunto e de forma bem simples traz exemplos e apresenta como metodologia a linguagem descritiva, que orienta a falar sem fazer julgamento das pessoas. Adele Faber e Elaine Mazlish deram continuidade aos estudos de Ginott e tem alguns livros sobre o assunto também.

Uma das concepções destes autores é que os sentimentos são todos permitidos, mas as ações não! Ao aceitar o que a pessoa sente, a defesa baixa a guarda e então consegue-se ter um diálogo melhor.

Alguns livros sobre o assunto que muito me ajudaram a rever minha prática! 

 
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Semana 2 - Vídeo-aula 8: A característica multicultural da sociedade contemporânea e suas consequências para a convivência democrática.




O multiculturalismo é uma política importante para valorização da convivência democrática! A escola  deve ser um lugar de discussões sobre as variedade de gostos, ideias e crenças a fim de ensinar a tolerância e o respeito ao outro, ao diferente! Percebemos diariamente muitos conflitos e violências que ferem os direitos humanos devido a intolerância ao diferente.Um exemplo disso é a guerra entre EUA e palestinos, como podemos ver nesse vídeo

Nesse outro vídeo, temos um exemplo sobre o papel da mídia, em que mostra a mesma história sob perspectivas diferentes!






Semana 2 - Vídeo-aula 7: Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais

Concepções da identidade

Sujeito do Iluminismo – Sujeito nasce com uma identidade que pouco se desenvolve ao longo da vida e seu núcleo. independente de seu contexto social;
Sujeito Sociológico – O sujeito também possui um núcleo interior, mas este sofre a influência da sociedade. Essa concepção sutura o sujeito com a sociedade e estabiliza a identidade em conformidade com a cultura em que está inserida;
Sujeito Pós-moderno -Refere-se às condições da sociedade em que vivemo. Há novas formas de representação, sendo essa identidade contraditória e transitória.


Identidade - Multiculturalismo

A concepção de diferença, é estabelecida culturalmente, sendo compreendida como um conjunto de princípios em que se organizam a seleção, a inclusão, a exclusão.

A tirinha ilustra o gosto de cada um... A escola deve valorizar o respeito à diversidade.

Semana 2 - Vídeo-aula 6: Direito Internacional e EDH


                                                                                                            “A cidadania é o direito a ter direitos”. Se se perde a cidadania, se está completamente vulnerável. 
(Hannah Arendt)


O professor Guilherme Assis de Almeida faz algumas considerações complementares as outras aulas sobre Direitos Humanos.

Cita o professor Celso Lafer, afirmando: “para que o reconhecimento da existência independa do amor, da simpatia ou da amizade entre os homens, é que existem os direitos”.

A parte que mais gostei dessa vídeo aula foi a explicação sobre a formação da palavra CONSIDERAR, que vem de "con" (junto) + "siderar" (olhar as estrelas).

Considerar é levar em conta o que dizem as estrelas. Assim, quando você considera a pessoa, você pensa naquilo que ela pode vir a ser, ou seja, esse “vir a ser” vai ser diferente para cada pessoa.
Este é o desafio da escola! Considerar cada um em sua peculiaridade!

Semana 2 - Vídeo-Aula 5: Entrevista com Prof. Solon Viola sobre representação social do DH no Brasil

Na entrevista o prof. Solon Viola traz importantes considerações sobre os direitos humanos, apontando a importância da educação no entendimento do que são os direitos humanos, através da vivência dos mesmos. 
Há uma imagem na mídia, que é usada junto a uma frase, que muito me incomoda: "Família educa, escola ensina".


Discordo completamente desta frase, pois não se considera os contextos que estão inseridos. Além disso,   dizer que antigamente tínhamos uma educação melhor é um erro, afinal a escola era para uma minoria, e não qualquer minoria, mas a mais privilegiada. A imagem também revela não a educação que a família ensina, mas sim o MEDO e isso nunca foi educação! Educar é dar condições do sujeito ser autônomo e entender o porque deve seguir regras... 
Fazendo relação da tirinha aos direitos humanos, vemos que a escola tem um papel importante para permitir que as crianças vivenciem os direitos humanos. A escola em primeiro lugar deve tratar seus alunos com respeito, as crianças devem ser ouvidas, o diálogo e a negociação devem ser instrumentos cotidianos para a chegada de um consenso, afinal a aprendizagem acontece na vivência! 

Semana 1 - Vídeo-aula 4: Os estudos culturais e a convivência democrática

 
De acordo com Mário Nunes: "a cultura não pode mais ser compreendida apenas como acúmulo ou transmissão de saberes e de conhecimento, nem tampouco como produção estética, produção intelectual ou espiritual. A cultura precisa ser compreendida e analisada a partir de sua centralidade, isto é, de seu vasto alcance na constituição de todos os aspectos da vida humana".

Uma escola que reflete sobre os estudos culturais consegue vê-la com toda a sua pluralidade, sendo percebida em seus aspectos sociais e políticos. A escola, como espaço privilegiado de cultura deve ser um lugar de construção cultural permanente, em que os valores desejáveis e a ética devem ser estimados.

Mafalda na tirinha abaixo se vê em conflito...
Diante da cultura da globalização, que leva ao consumismo, a sua cultura parece não fazer sentido nesse mundo onde o ter é superior ao ser!



Semana 1- Vídeo-aula 3: A globalização e o impacto sobre as culturas.

O professor Mário Nunes apresenta um quadro geral sobre o que é a globalização e aponta como está organizado este mundo globalizado e seus efeitos. A imagem abaixo representa um desses efeitos, o consumismo!


A tirinha do Frato mostra como a escola pode se tornar mais um elemento de reforço dessa sociedade homogenizadora que a globalização nos impõe! 


Precisamos lutar para uma educação que leve em consideração as singularidades de cada um e que forme o indivíduo para a criticidade!